Capital: Lisboa

Moeda: Euro

Continente: Europa

Língua: Português

 

Portugal concentra uma grande quantidade de interessantes pontos turísticos e culturais. Em função do rico passado, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas. São diversos museus, parques, monumentos, pontes, castelos, prédios históricos e muito mais.

A cultura portuguesa tem as suas raízes na cultura celta, ibérica, germânica e romana. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia e do folclore, ou até das calçadas tipicamente portuguesas e da azulejaria.

 

Principais pontos turísticos e culturais de Portugal

Em Lisboa:

  • Oceanário de Lisboa
  • Castelo de São Jorge
  • Mosteiro dos Jerônimos
  • Torre de Belém
  • Aqueduto das Águas Livres
  • Praça dos Restauradores
  • Convento do Carmo
  • Praça da Figueira

 

Informações adicionais:

https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/reparticoes-consulares-do-brasil/regiao/portugal/portugal

 

Informações sobre passaporte e visto podem ser acessadas por este link.

 

 


Portugal

bandeira portugal

 

Instituto Superior Politécnico Gaya

Vigência: 5 anos

Período: 07/2023 a 07/2028

Objetivo: A Universidade Estadual do Norte do Paraná e Instituto Superior Politécnico Gaya acordam em promover a cooperação em áreas de mútuo interesse através de formas adequadas tais como as que seguem: 1. Intercâmbio de professores e membros da equipe de pesquisa, agentes universitários e estudantes; 2. Implantação de projetos de educação, pesquisa e extensão conjuntos; 3. Organização de palestras e simpósios; 4. Intercâmbio de informações e publicações acadêmicas tais como congressos, colóquios, seminários; e 5. Promoção de atividades educacionais e culturais para o pessoal de pesquisa, agentes universitários e estudantes.

Link da Universidade

 

Universidade do Porto

Vigência: 5 anos

Período: 04/2021 a 04/2026

Objetivo: Realizar pesquisas em campos específicos; promover intercâmbio de estudantes e de docentes das duas instituições, visando as duas qualificações acadêmicas e profissionais; participação em candidaturas a programas de caráter internacional com vista à intensificação das relações de cooperação, nomeadamente, ao nível da mobilidade de estudantes, investigadores e docentes; a promoção, execução e divulgação de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades afins; organização e realização de seminários, encontros, reuniões, painéis e outros; facilitar as condições para permuta de periódicos, de trabalhos e resultados científicos, necessários ao desenvolvimento das pesquisas que em conjunto venham a desenvolver-se.

Link da Universidade

 

Universidade de Coimbra

Vigência: 5 anos

Período: 03/2021 a 03/2026

Objetivo: O acordo tem como objetivo fundamental o estabelecimento de cooperação acadêmica, científica e cultural entre a UC e UENP, com o desenvolvimento conjunto de intercâmbios de estudantes, de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior; participação conjunta em seminários, colóquios, conferências, congressos e outros eventos de índole acadêmica; elaboração de atividades conjuntas de pesquisa; atividades de intercâmbio cultural; participação conjunta em cursos internacionais; outras atividades.

Link da Universidade

 

Universidade do Minho

Vigência: 5 anos

Período: 04/2019 a 04/2024

Objetivo: Colaboração em áreas de interesse comum, contribuindo para o desenvolvimento e transferência de conhecimento, e com a intenção de estabelecer programas de cooperação acadêmica, científica e técnica, por meio do desenvolvimento e colaboração em atividades relacionadas com programas de intercâmbio acadêmico de estudantes; intercâmbio de pessoal docente, pesquisadores e agentes universitários; pesquisa conjunta e publicações em revistas científicas internacionais; estabelecimento de acordos para supervisão conjunta de teses de doutoramento; projetos de extensão ou interação com a sociedade; organização conjunta de conferências, workshops e/ou outros eventos de caráter científico.

Outros documentos: Primeiro Termo Aditivo ao Protocolo de Cooperação - firmado entre o Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN-CCHE/CCP) da UENP e o Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Segundo Termo Aditivo ao Protocolo de Cooperação - firmado entre os Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN-CCHE/CCP) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras-CLCA/CCP) e o Instituto de Educação da Universidade do Minho. Vigência de 02/2023 a 02/2028.

Link da Universidade

 

Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior

Vigência: 5 anos

Período: 05/2019 a 05/2024

Objetivo: Desenvolvimento de Cursos e Programas Académicos; Intercâmbio de Pessoal Acadêmico e de Investigadores para finalidades de Ensino e Pesquisa; Intercâmbio de Estudantes para finalidades de educação e estágios; Assistência recíproca para estudantes e pessoal acadêmico em visita; Coordenação de atividades como investigação conjunta e palestras; Partilha de informação, materiais de investigação, publicações, e informação em temas de mútuo interesse; Outras atividades, de benefício mútuo a ambas as instituições.
Link da Universidade

 

Faculdade de Direito de Lisboa

Vigência: Indefinido

Início: 04/2010

Objetivo: Instituir procedimentos de intercâmbio nas áreas de graduação/ 1º ciclo; Pós-graduação/ 2º e 3º ciclos; docentes; Co-tutelas de teses de Doutorado/ Doutoramento; Pós-Doutorado/Pós-Doutoramento; desenvolver em conjunto projetos e programas de investigação e de ensino, na realização de eventos acadêmicos, no intercâmbio de publicações e na integração em redes inter-universitárias.

Link da Universidade